Centros de formação e assessoria pedagógica em universidades públicas baianas: que lugar ocupam? Essa é uma questão que viceja em nossas mentes como professoras e professores universitários e também como formadoras de formadores na Universidade: a pedagogia universitária tem espaço nesse contexto? Sob quais condições? Há uma política de formação pedagógica na Universidade?
Palestrantes
Selma Garrido Pimenta (USP) |
Professora Titular (aposentada) Sênior Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP Possui Graduação em Pedagogia (1965), Mestrado (1979) e Doutorado (1985) em Educação (Filosofia) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP. É Livre - Docente em Didática (1993), pela Faculdade de Educação da USP - Universidade de São Paulo. |
Maria Isabel Ameida (USP/UNISANTOS) |
Formou-se em História pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP (1981). Realizou Mestrado (1994), Doutorado (1999) e Livre Docência (2011) na área de Didática pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, e Pós-Doutorado pela Universitat Autònoma de Barcelona (2007). É Professora Associada Sênior do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da FEUSP. Representa a região sudeste na Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ANDIPE). Tem se dedicado ao ensino e à orientação em cursos de Graduação e Pós-Graduação, às pesquisas e publicações nos campos da didática e da formação de professores, na interface com políticas públicas, organizações curriculares e reformas educacionais. |
Francisco Loiola (Universite de Montréal) |
Professor Titular Campo de Especialização Profissional: Pedagogia do Ensino Superior; Orientação para Estudos de Pós-Graduação; Atividade Docente na Universidade; Desenvolvimento de Competências Pedagógicas. Membro Cofundador do LIRES - Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino Superior - https://www.lires.ca; Pesquisador Regular no CRIFPE - Centro de Pesquisa Interuniversitária sobre Formação e Profissão Docente https://www.crifpe.ca); Responsável pelo GRIMTÉ - Grupo de Pesquisa Internacional e Multidisciplinar sobre Teorias Enativas (https://www.grimte.com); Pesquisador Associado ao Observatório Internacional sobre os Impactos Societais da IA e da Tecnologia Digital (OBVIA) https://observatoire-ia.ulaval.ca/axe/education-et-capacitation/. |
Iron Pedreira Alves (UEFS) |
Psicólogo (UFBA), Mestre em Educação (UNICAMP), Doutor em Psicologia (Universidad Autónoma de Madrid). Professor de Psicologia da Educação no Departamento de Educação da UEFS e membro do Núcleo de Pesquisas em Pedagogia Universitária - NEPPU. |
Sandra Regina Soares (UNEB) |
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia. Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Doutorado em Educação pela Université de Sherbrooke - Quebec- Canada. Pós-doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos- UNISINOS (2009). Professora plena da Universidade do Estado da Bahia no Departamento de Educação Campus I. Diretora da Editora da Universidade do Estado da Bahia (EDUNEB). Membro da Coordenação Executiva do Centro de Assessoria e Pesquisa em Inovação Pedagógica (CEAPIP) da UNEB. Pesquisadora na área de formação de professor, pedagogia universitária e representações sociais. |
Ana Verena Madeira (UFBA) |
Ana Verena Magalhães Madeira é Licenciada em Ciências Biológicas. Doutora em Educação e professora Instituto de Biologia da UFBA. Pesquisa no campo da docência universitária, Currículo; Formação e Ensino de Professores de Ciências e Biologia no Grupo de Pesquisa "FORMACCE em Aberto. Foi Chefe do Núcleo de Currículo e Programas da Prograd e atualmente coordena o PIBID Biologia, o Programa de Formação Pedagógica do Docente (ForPed) e assume a Coordenação de Formação e Integralização Curricular da Extensão da PROEXT/UFBA. |
Cristina D'Ávila (UFBA) |
Graduada em Pedagogia, possui Mestrado em Educação e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia em 2001. É pós-doutora pela Universidade de Montréal, Quebec, Canadá, na área de Didática na Educação Superior (2006-2007). É Pós-doutora pela Universidade Sorbonne, Paris-Descartes, França (2015-2016), em Docência universitária. É professora Titular de Didática da Universidade Federal da Bahia. Professora visitante sênior na Université de Montréal de 2022 a 2023. Coordenadora do Núcleo de formação e assessoria pedagógica (NUFAP) da Ufba . Diretora científica da ANDIPE. Pesquisadora da Rede Interregional de pesquisa sobre Educação Superior – RIDES. |
Maria de Cássia Passos Brandão Gonçalves (UESB)
|
Professora do Departamento de Ciências Humanas e Letras (DCHL) na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Assessora Acadêmica do Campus de Jequié. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Paulo Freire (NEPAF) da UESB e do Grupo de Pesquisa Docência Universitária e Formação de Professores (DUFOP) da UNEB. |
Dayse Lago de Miranda (UNEB) |
Doutora e Mestre em Educação e Contemporaneidade pelo PPGeduC/DEDC/UNEB. Especialista em Alfabetização pela Faculdade de Educação da Bahia, licenciada em Letras e Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB. Vinculada ao grupo de pesquisa Docência Universitária e Formação de Professor-DUFOP. Atualmente exerce a função de , Vice-reitora UNEB e Coordenadora Geral do Centro de Assessoria e Pesquisa em Inovação Pedagógica (CEAPIP). É professora adjunta do Departamento de Educação/DEDC/UNEB.. |