Centros de formação e assessoria pedagógica em universidades públicas baianas: que lugar ocupam? Essa é uma questão que viceja em nossas mentes como professoras e professores universitários e também como formadoras de formadores na Universidade: a pedagogia universitária tem espaço nesse contexto? Sob quais condições? Há uma política de formação pedagógica na Universidade?
Normas para Submissão de Trabalho
CHAMADA PARA A SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA O COLÓQUIO ESTADUAL SOBRE PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA – CEPU
ATENÇÃO: Submissão de Trabalhos prorrogadas até 15/11
Centros de formação e assessoria pedagógica em universidades públicas baianas: que lugar ocupam?
O COLÓQUIO ESTADUAL SOBRE PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA – CEPU, fruto da parceria entre as Universidades Públicas do Estado da Bahia, UFBA, UEFS, UNEB e UESB, é um evento plural que, reconhecendo a complexidade que envolve a docência universitária, tem como objetivo constituir um espaço de compartilhamento, debate e aprofundamento acerca das experiências sobre as políticas de formação pedagógica do docente universitário e as assessorias pedagógicas das universidades. Nesta 1ª edição, que acontecerá no período de 28 a 30 de novembro de 2023, pretendemos reunir os atores sociais das universidades – professores, gestores, técnicos e pesquisadores – em torno do tema Centros de formação e assessoria pedagógica em universidades públicas baianas: que lugar ocupam?
Com este tema, a 1ª edição do CEPU tem como objetivo principal debater ações de formação pedagógica de docentes universitários e as ações desenvolvidas por instâncias de assessoramento pedagógico.
Objeto da Chamada
O objeto desta Chamada é a submissão de comunicação oral, na modalidade de Relatos de Experiências e Artigos Científicos resultantes de pesquisa concluídas ou em andamento (com resultados parciais) relacionados ao processo de ensino e aprendizagem e à formação do docente universitário, especialmente, mediante instâncias de assessoramento pedagógico, de acordo com os eixos anunciados
-
Docentes da educação superior, estudantes de pós-graduação, técnicos, pesquisadores e gestores universitários vinculados às instâncias de assessoramento pedagógico responsáveis pelo acompanhamento pedagógico e ações de formação dos docentes universitários. Outros profissionais interessados.
Objetivos
- Contribuir para a articulação em redes das instâncias de assessoramento pedagógico das universidades do Estado da Bahia.
- Partilhar práticas das instâncias de assessoramento pedagógico e de formação docente de professores universitários.
- Discutir os desafios vivenciados por docentes nos processos formativos na universidade e problematizar a complexidade da docência universitária.
- Partilhar práticas pedagógicas inovadoras desenvolvidas em turmas de graduação e pós-graduação.
Eixos Temáticos
- Formação de Docentes Universitários
Este eixo aceita trabalhos que reflitam sobre os processos de formação pedagógica do docente universitário, trazendo à baila as problemáticas que envolvem esta questão: formação e acompanhamento pedagógico; formação e desenvolvimento profissional docente; centros de formação; serviços de formação; cursos de formação, atividades de formação pedagógica. Os trabalhos (pesquisa ou relato de experiência) devem contemplar os processos formativos, explicitando problemática, justificativa, objetivos, metodologia, pressupostos teóricos, resultados da pesquisa, análise e discussão dos resultados.
- Práticas Pedagógicas Inovadoras na Sala de Aula da Universidade
Este eixo contempla relatos de práticas de ensino e aprendizagem, em turmas de graduação ou pós-graduação, que oportunizam uma relação dialética entre a teoria e a prática profissional, o desenvolvimento do pensamento crítico, criativo, reflexivo e de competências sociais dos estudantes, bem como a participação ativa dos estudantes na reelaboração do conhecimento e na ressigificação de atitudes e valores. Os trabalhos devem explicitar os objetivos, os pressupostos teóricos norteadores e o desenvolvimento da prática pedagógica e sua repercussão no processo formativo dos estudantes.
- Assessorias Pedagógicas na Universidade
Este eixo contempla textos que relatam experiências de espaços institucionais de assessoramento pedagógico. Os relatos devem situar os contextos históricos e as condições objetivas de criação e de funcionamento desses espaços, traduzir as compreensões teórico-metodológicas em relação ao assessoramento pedagógico, ao desenvolvimento profissional docente e ao melhoramento das práticas de ensinar e aprender na universidade.
- Avaliação da Prática Docente na Universidade
Esse eixo aceita trabalhos que promovam a reflexão sobre o processo de avaliação da prática pedagógica docente no Ensino Superior, quer seja na graduação ou na pós-graduação. Serão acolhidos projetos, avaliações em andamento ou com resultados consolidados, em formato de relato de experiência ou comunicação de pesquisa. Recomenda-se que os trabalhos explicitem os objetivos, metodologia e instrumentos utilizados para a avaliação, bem como as dificuldades encontradas durante a sua execução.
Normas e Formatação do Texto
A estrutura do texto deve seguir as orientações abaixo:
- O texto em forma de relato de experiência ou artigo científico deve ser estruturado em torno de 8 (oito) a 15 (quinze) páginas, considerando o resumo, as palavras-chave, o texto e as referências.
- O resumo deve conter entre 250 e 300 palavras, em espaço simples, apresentando no final, três a cinco palavras-chave.
- As citações e as notas devem seguir as normas da ABNT em vigor.
- As referências devem ficar localizadas ao final do texto, contendo exclusivamente as obras citadas.
A formatação deve conter...
- Programa: WORD FOR WINDOWS.
- Fonte: Times New Roman, tamanho 12.
- Papel tamanho A4.
- Margem superior e inferior com 2,5 cm.
- Margem esquerda e direita com 3 cm.
- Espaçamento entre linhas: 1,5 cm (no caso do resumo, espaçamento simples).
- Alinhamento: Justificado.
- Páginas numeradas a partir da segunda (no alto, à direita); mínimo de oito (8). máximo de quinze (15) páginas.
Procedimentos para submissão dos textos
Com o objetivo de garantir o anonimato dos trabalhos para o processo de avaliação, o arquivo deverá ser encaminhado em duas extensões para o e-mail:
coloquiopedagogiauniversitaria@gmail.com
. A primeira extensão, em formato doc/docx, deve conter todas as informações indicadas abaixo, SEM A IDENTIFICAÇÃO do(s) nome(s) dos(as) autores(as) e das instituições. A segunda extensão, em formato pdf, com todas informações, a seguir:
- Título do trabalho em letra maiúscula/negrito com alinhamento centralizado;
- Nome(s) do(as) autores(as), bem como da(s) instituição(ões) com alinhamento à direita;
- Resumo e palavras-chave;
- Texto completo;
- Referências
Critérios de seleção
A seleção será realizada pela Comissão Científica do I CPEU, atentando para o enquadramento da proposta, conforme o item 3 e o subitem 3.1 desta Chamada.
- Submissão
As propostas das comunicações deverão ser enviadas para o e-mail
coloquiopedagogiauniversitaria@gmail.com no período de 15 de agosto a 15 de outubro de 2023.
- Da divulgação do resultado
O resultado da seleção das comunicações do I CEPU será divulgado no site do evento e portal da UEFS.
Os prazos desta chamada pública cumprirão o seguinte cronograma:
ATIVIDADE | DATAS |
---|---|
Submissão de Propostas | 15/08 a |
Homologação das Inscrições | 16/10/2023 |
Resultado Parcial | 30/10/2023 |
Interposição de Recursos através do email coloquiopedagogiauniversitaria@gmail.com | 31/10 e 01/11/2023 |
Resultado dos Recursos | 08/11/2023 |
Resultado Final | 16/11/2023 |