Normas para Submissão de Trabalho

CHAMADA PARA A SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA O COLÓQUIO ESTADUAL SOBRE PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA –  CEPU

ATENÇÃO: Submissão de Trabalhos prorrogadas até 15/11

 

Centros de formação e assessoria pedagógica em universidades públicas baianas: que lugar ocupam?

 

O COLÓQUIO ESTADUAL SOBRE PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA – CEPU, fruto da parceria entre as Universidades Públicas do Estado da Bahia, UFBA, UEFS, UNEB e UESB, é um evento plural que, reconhecendo a complexidade que envolve a docência universitária, tem como objetivo constituir um espaço de compartilhamento, debate e aprofundamento acerca das experiências sobre as políticas de formação pedagógica do docente universitário  e  as assessorias pedagógicas das universidades. Nesta 1ª edição, que acontecerá no período de 28 a 30 de novembro de 2023, pretendemos reunir os atores sociais das universidades – professores, gestores, técnicos e pesquisadores – em torno do tema Centros de formação e assessoria pedagógica em universidades públicas baianas: que lugar ocupam?

Com este tema,  a 1ª edição do CEPU tem como objetivo principal debater ações de formação pedagógica de docentes universitários e as ações desenvolvidas por instâncias de assessoramento pedagógico.

Objeto da Chamada

O objeto desta Chamada é a submissão de comunicação oral, na  modalidade de Relatos de Experiências e Artigos Científicos resultantes de pesquisa concluídas ou em andamento (com resultados parciais) relacionados ao processo de ensino e aprendizagem e à formação do docente universitário,  especialmente,  mediante instâncias de assessoramento pedagógico, de acordo com os eixos anunciados

  • Docentes da educação superior, estudantes de pós-graduação, técnicos, pesquisadores e gestores universitários vinculados às  instâncias de assessoramento pedagógico responsáveis pelo acompanhamento pedagógico e ações de formação dos docentes universitários. Outros profissionais interessados.

 

Objetivos

  • Contribuir para a articulação em redes das instâncias de assessoramento pedagógico das universidades do Estado da Bahia.
  • Partilhar práticas das instâncias de assessoramento pedagógico e de formação docente de professores universitários.
  • Discutir os desafios vivenciados por docentes nos processos formativos na universidade e problematizar a complexidade da docência universitária.
  • Partilhar práticas pedagógicas inovadoras desenvolvidas em turmas de graduação e pós-graduação.

 

Eixos Temáticos

 

  1. Formação de Docentes Universitários

Este eixo aceita trabalhos que reflitam sobre os processos de formação pedagógica do docente universitário, trazendo à baila as problemáticas que envolvem esta questão: formação e acompanhamento pedagógico; formação e desenvolvimento profissional docente; centros de formação; serviços de formação; cursos de formação, atividades de formação pedagógica. Os trabalhos (pesquisa ou relato de experiência) devem contemplar os processos formativos, explicitando problemática, justificativa, objetivos, metodologia, pressupostos teóricos, resultados da pesquisa, análise e discussão dos resultados.

 

  1. Práticas Pedagógicas Inovadoras na Sala de Aula da Universidade

Este eixo contempla relatos de práticas de ensino e aprendizagem, em turmas de graduação ou pós-graduação, que oportunizam uma relação dialética entre a teoria e a prática profissional, o desenvolvimento do pensamento crítico, criativo, reflexivo e de competências sociais dos estudantes, bem como a participação ativa dos estudantes na reelaboração do conhecimento e na ressigificação de atitudes e valores. Os trabalhos devem explicitar os objetivos, os pressupostos teóricos norteadores e o desenvolvimento da prática pedagógica e sua repercussão no processo formativo dos estudantes.

 

  1. Assessorias Pedagógicas na Universidade

Este eixo contempla textos que relatam experiências de espaços institucionais de assessoramento pedagógico. Os relatos devem situar os contextos históricos e as condições objetivas de criação e de funcionamento desses espaços, traduzir as compreensões teórico-metodológicas em relação ao assessoramento pedagógico, ao desenvolvimento profissional docente e ao melhoramento das práticas de ensinar e aprender na universidade.

 

  1. Avaliação da Prática Docente na Universidade

Esse eixo aceita trabalhos que promovam a reflexão sobre o processo de avaliação da prática pedagógica docente no Ensino Superior, quer seja na graduação ou na pós-graduação. Serão acolhidos projetos, avaliações em andamento ou com resultados consolidados, em formato de relato de experiência ou comunicação de pesquisa. Recomenda-se que os trabalhos explicitem os objetivos, metodologia e instrumentos utilizados para a avaliação, bem como as dificuldades encontradas durante a sua execução.

 

Normas e Formatação do Texto

A estrutura do texto deve seguir as orientações abaixo:

  1. O texto em forma de relato de experiência ou artigo científico deve ser estruturado em torno de 8 (oito) a 15 (quinze) páginas, considerando o resumo, as palavras-chave, o texto e as referências.
  2. O resumo deve conter entre 250 e 300 palavras, em espaço simples, apresentando no final, três a cinco palavras-chave.
  3. As citações e as notas devem seguir as normas da ABNT em vigor.
  4. As referências devem ficar localizadas ao final do texto, contendo exclusivamente as obras citadas.

A formatação deve conter...

  • Programa: WORD FOR WINDOWS.
  • Fonte: Times New Roman, tamanho 12.
  • Papel tamanho A4.
  • Margem superior e inferior com 2,5 cm.
  • Margem esquerda e direita com 3 cm.
  • Espaçamento entre linhas: 1,5 cm (no caso do resumo, espaçamento simples).
  • Alinhamento: Justificado.
  • Páginas numeradas a partir da segunda (no alto, à direita); mínimo de oito (8). máximo de quinze (15) páginas.

 

Procedimentos para submissão dos textos

Com o objetivo de garantir o anonimato dos trabalhos para o processo de avaliação, o arquivo deverá ser encaminhado em duas extensões para o e-mail:

coloquiopedagogiauniversitaria@gmail.com

. A primeira extensão, em formato doc/docx, deve conter todas as informações indicadas abaixo, SEM A IDENTIFICAÇÃO do(s) nome(s) dos(as) autores(as) e das instituições. A segunda extensão, em formato pdf, com todas informações, a seguir:

  • Título do trabalho em letra maiúscula/negrito com alinhamento centralizado;
  • Nome(s) do(as) autores(as), bem como da(s) instituição(ões) com alinhamento à direita;
  • Resumo e palavras-chave;
  • Texto completo;
  • Referências

 

Critérios de seleção

A seleção será realizada pela Comissão Científica do I CPEU, atentando para o enquadramento da  proposta, conforme o item 3 e o subitem 3.1 desta Chamada.

 

  1. Submissão

As propostas das comunicações deverão ser enviadas para o e-mail

coloquiopedagogiauniversitaria@gmail.com no período de 15 de agosto a 15 de outubro de 2023.

 

  1. Da divulgação do resultado

O resultado da seleção das comunicações do I CEPU será divulgado no site do evento e portal da UEFS.

Os prazos desta chamada pública cumprirão o seguinte cronograma:

ATIVIDADE DATAS
Submissão de Propostas 15/08 a 15/10/2023  15/11/2023
Homologação das Inscrições 16/10/2023
Resultado Parcial 30/10/2023
Interposição de Recursos através do email coloquiopedagogiauniversitaria@gmail.com 31/10 e 01/11/2023
Resultado dos Recursos 08/11/2023
Resultado Final 16/11/2023


 

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